Indicada por dois deputados do PDT – Gustavo Fruet (PR) e Túlio Gadelha (PE), juntamente com Alexandre Padilha (PT-SP) –, a Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme) foi uma das cinco ganhadoras do Prêmio Nise da Silveira de boas práticas e inclusão em saúde mental. Criada esse ano, a honraria será concedida anualmente pela Câmara a pessoas físicas ou jurídicas que se destacarem em ações de promoção da saúde mental.
O segundo-secretário da Câmara, deputado Mário Heringer (PDT-MG), presidiu a cerimônia que elegeu os vencedores. “A solenidade de premiação, no dia 30 de outubro, será um momento de celebrar as iniciativas, mas também de reflexão sobre como cada um de nós tem um papel importante na inclusão de pessoas com sofrimento mental”, sustenta o parlamentar.
Cada deputado pode indicar um candidato ao prêmio, e o julgamento cabe a um Conselho Deliberativo composto pelo presidente da Comissão de Seguridade Social e Família e de cinco membros da mesma comissão.
Os outros vencedores deste ano são: Alirio Torres Dantas Junior – indicado pela deputada Marília Arraes. Clínica Escola Mundo Autista – indicada pela deputada Professora Dorinha Seabra Rezende. Francisco de Paula de Negreiro Sayão Lobato Filho – indicado pelo deputado Dr. Luiz Antonio Teixeira Junior. Sociedade Amigos do Museu de Imagens do Inconsciente – indicada pela deputada Jandira Feghali.
Ascom Lid./PDT com Ag. Câmara