O parecer do deputado Túlio Gadêlha (PDT-PE), ao Projeto de Lei 11.193/18, do Senado, que que altera o nome do Perímetro de Irrigação do Pontal, em Petrolina, no Sertão Pernambucano, para ‘Projeto de Irrigação Deputado Osvaldo Coelho’, foi aprovado, nesta quarta-feira (6), na Comissão de Cultura da Câmara.
Segundo Túlio, o ex-parlamentar foi muito importante para os pernambucanos, que também teve o nome colocado em um bloco da 3ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do Rio São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em Petrolina.
Osvaldo de Sousa Coelho (Juazeiro, 24 de agosto de 1931 — Recife, 1 de novembro de 2015) foi um advogado e deputado federal por 8 mandatos, atuando sempre na defesa do Nordeste, da irrigação como instrumento de desenvolvimento sustentável e da educação. Importante agente do desenvolvimento no semiárido nordestino, lutou por projetos de irrigação e de educação. Foi dele o projeto de implantação da universidade federal do Vale do São Francisco.
Na Constituinte, teve emenda aprovada para destinar 50% das verbas federais para educação, especificamente para o desenvolvimento do ensino básico.
Ascom Lid./PDT