A pedido do coordenador, deputado Damião Feliciano (PDT-PB), a comissão externa que acompanha a investigação do assassinato de João Alberto Silveira Freitas em unidade do Carrefour em Porto Alegre (RS) definiu nesta sexta-feira (27) o roteiro de diligências a serem realizadas na capital gaúcha. O plano de trabalho inclui audiências com o governador do estado, Eduardo Leite, o secretário de Segurança Pública, Randolfo Vieira Júnior, a chefe da Polícia Civil, delegada Nadine Tagliari Farias Anflor, e o comandante da Polícia Militar, coronel Rodrigo Mohr Picon.
Há ainda reuniões previstas com vereadores negros de Porto Alegre, familiares de João Alberto e representantes de movimentos de defesa dos direitos humanos. Os deputados também vão debater o assunto com o procurador-geral do Ministério Público do Rio Grande do Sul, Fabiano Dallazen, o superintendente regional da Polícia Federal no estado, José Antônio Dornelles de Oliveira, o desembargador do Tribunal de Justiça, Voltaire de Lima Moraes e o presidente do Grupo do Carrefour no Brasil, Noel Prioux.
Em princípio, as atividades vão ocorrer nos dias 30 de novembro, primeiro e dois de dezembro.
Criada no dia 23 pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia, a pedido de Feliciano, a comissão tem como integrantes, além do coordenador, os deputados Benedita da Silva (PT-RJ), Bira do Pindaré (PSB-MA), Silvia Cristina (PDT-RO), Áurea Carolina (Psol-MG) e Orlando Silva (PCdoB-SP).