Além de integrar as comissões e frentes parlamentares na Câmara dos Deputados, os deputados também são indicados pelos líderes do partido, dos Blocos e do Governo – na Câmara e no Congresso Nacional -, para a função de vice-líderes.
Bloco
Os blocos partidários reúnem as bancadas de partidos e federações apenas no âmbito da Câmara dos Deputados. Criados no início da legislatura, esses blocos parlamentares tem papel fundamental na distribuição das vagas nas comissões permanentes e na ordem de escolha dos cargos na Mesa Diretora e na presidência das comissões. Essas vagas são distribuídas de acordo com a proporcionalidade partidária, em que os maiores partidos ou blocos tem a prioridade na escolha dos cargos que pretende ocupar e a maioria das vagas nas comissões permanentes.
O PDT na Câmara, formada por 18 (dezoito) parlamentares, é um dos partidos que integram o maior Bloco da Casa – com 173 deputados. De acordo com o regimento, levando em conta o número de membros, o Blocão pôde indicar 44 vice-líderes. O deputado André Figueiredo, líder do PDT, é o primeiro vice-líder, que conta ainda com os colegas de bancada Afonso Motta (RS); Mauro Benevides Filho (CE); Max Lemos (RJ); Leo Prates; e a deputada Duda Salabert, na vice-liderança do bloco formado por nove partidos.
Os deputados Josenildo (AP) e Dorinaldo (AP) foram indicados pelo Presidente Lula para as vice-lideranças do Governa na Câmara e no Congresso, respectivamente.
Já o deputado Eduardo Bismarck (CE) assumiu a vice-liderança da Maioria na Casa, constituída pelo maior bloco de partidos que integram a base do governo
Os líderes e vice-líderes (quando delegados) acumulam atribuições importantes no processo legislativo e na articulação política. Eles também participam do Colégio de Líderes – órgão que, entre outras responsabilidades, define a pauta de votações do Plenário.
Ascom Lid./PDT