O deputado Max Lemos (PDT-RJ) apresentou à Câmara dos Deputados projeto de lei (PL 3367/23) que institui o Dia Nacional do Turismo Médico Internacional, a ser celebrado anualmente no dia 21 de setembro. O objetivo é promover e valorizar o turismo médico no Brasil, destacando a excelência dos serviços médicos disponíveis em território nacional e o potencial do setor para o desenvolvimento econômico do País.
O turismo médico é definido como o deslocamento de indivíduos de seu país de origem para receber tratamentos médicos especializados em outra localidade, buscando benefícios como qualidade, acessibilidade, boa relação custo-benefício e expertise médica.
De acordo com o texto da proposta, a iniciativa busca, entre outras coisas, valorizar e divulgar os avanços e conquistas dos profissionais de saúde brasileiros no campo do turismo médico, estimular o intercâmbio de conhecimentos entre profissionais de saúde nacionais e estrangeiros, promovendo o compartilhamento de experiências, boas práticas e inovações, e incentivar o desenvolvimento contínuo do sistema de saúde nacional.
A autor da proposição destaca que o turismo médico no Brasil tem experimentado um crescimento significativo nos últimos anos, atraindo pacientes de diferentes partes do mundo em busca de tratamentos médicos especializados, e que o País é reconhecido mundialmente por sua qualidade na área da saúde, contando com hospitais e clínicas renomados, profissionais altamente qualificados e uma ampla variedade de procedimentos disponíveis.
“Ao instituirmos o Dia Nacional Turismo Médico Internacional, buscamos promover e destacar o potencial desse setor em nosso país. Este dia servirá como uma plataforma para conscientizar a população sobre os benefícios do turismo médico, tanto para o desenvolvimento econômico quanto para a saúde dos cidadãos. Além disso, será uma oportunidade para destacar as conquistas e avanços alcançados pelos profissionais de saúde brasileiros”, explica Max Lemos.
Ascom Lid. / PDT