A deputada pedetista Duda Salabert (MG) recebeu o “Prêmio Congresso em Foco” de “Melhor na Câmara”, segundo votação pela internet. Com 20.666 votos, online, a parlamentar ficou na 10ª colocação, pelo público. No Senado, a senadora Leila Barros (PDT-DF) foi a segunda colocada na categoria, pela internet, na Região Centro-Oeste.
Duda Salabert tem 42 anos e está no primeiro mandato como deputada federal por Minas Gerais. Na Câmara, a pedetista é titular da CPI do 8 de janeiro, da Secretaria da Mulher, 1ª vice-presidente da Comissão de Trabalho e titular da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, da Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais, além das comissões externas de Fiscalização dos Rompimentos de Barragens e Repactuação e a da Transposição do Rio São Francisco.
Nas redes sociais, Duda exaltou o prêmio e agradeceu ao público e aos seus colaboradores de gabinete que acreditam no trabalho coletivo e combativo que ela faz no Congresso Nacional. “Muito obrigada, Brasil. Ganhamos o prêmio “Congresso em Foco” como uma das 10 melhores parlamentares na Câmara”.
A escolha do prêmio levou em conta a assiduidade em sessões deliberativas; a participação nos debates do Parlamento; o desempenho na apresentação de propostas legislativas; a capacidade de articulação política; os compromissos no combate à corrupção e ao desperdício de recursos públicos; e o compromisso em defesa da democracia, do desenvolvimento sustentável e da educação.
Criado em 2006, o prêmio é uma iniciativa do Congresso em Foco que tem como finalidade distinguir os melhores parlamentares do Congresso Nacional e estimular a cidadania a acompanhar seus representantes de modo ativo, assim como a participar plenamente da vida política.
Ascom Lid./PDT