Atendendo pedido (Req 161/23) da deputada Flávia Morais (PDT-GO), a Câmara dos Deputados realiza, nesta terça-feira (7), o “Fórum Diabetes em foco: compreendendo e gerenciando a doença”.
O evento contará com apresentações de representantes do Ministério da Saúde, da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, de integrantes de associações de diabetes, médicos, acadêmicos, gestores e parlamentares. Durante o Fórum, serão debatidos os seguintes temas:
· A importância da educação em diabetes;
· Os cuidados com o pé dos diabéticos;
· A importância do exercício físico no controle do diabetes;
· O acesso do tratamento de diabetes tipo 1 no Brasil em diferentes regiões;
· A importância da tecnologia no tratamento do diabetes tipo 1;
· Modelo de gestão de incorporação de tecnologias para o tratamento do diabetes tipo 1;
· O amparo da criança com diabetes tipo 1 no ambiente escolar;
· Direito da pessoa que tem diabetes e os desafios do tipo 1 adulto no ambiente social e profissional;
· Diabetes tipo 1, autismo e doenças raras; e,
· Sustentabilidade ambiental e apresentação do projeto “Caneta do Amor”.
A autora do requerimento para realização do Fórum lembra que a doença é um dos mais importantes problemas de saúde pública do mundo e que, somente no ano de 2021, a enfermidade respondeu por 214 mil óbitos no Brasil, onde uma em cada 10 pessoas vive com diabetes. Em 2019, fomos classificados como o 5º país com maior número de pessoas com a doença no mundo: 16,8 milhões de pessoas.
“É premente a necessidade de promovermos debates entre especialistas e representantes da sociedade, com o intuito de difundir medidas preventivas e garantir a constante evolução dos tratamentos e diagnósticos para o diabetes, respeitadas as especificidades inter-regionais de nosso País e as diferenças nos perfis das populações afetadas”, defende Flávia Morais.
Serviço:
Evento: Fórum diabetes em foco: compreendendo e gerenciando a doença
Data: 7/11/2023
Horário: 15h
Local: Plenário 7 – Anexo II da Câmara dos Deputados – Palácio do Congresso Nacional – Praça do Três Poderes, Brasília (DF)
Ascom Lid. / PDT