A Comissão de Turismo da Câmara reuniu, nesta quarta-feira (17), em audiência pública, representantes do governo federal e produtores de audiovisual para debater a regulamentação da Film Comission e sua relevância para o turismo nacional. A iniciativa foi do deputado pedetista André Figueiredo (CE).
Os participantes defenderam a futura regulamentação de uma Film Commission nacional. Esse tipo de comissão articula políticas públicas de estímulo simultâneo ao turismo e às produções de cinema, TV e internet, facilitando a logística e garantindo a segurança jurídica das filmagens.
Atualmente, existem 23 no Brasil, criadas por governos estaduais ou prefeituras, sobretudo no Rio Grande do Sul. No mundo, são mais de 300, que têm se transformado em plataformas de atração de filmagens internacionais, sobretudo na Coreia do Sul e na Colômbia.
Para André Figueiredo, essas atividades têm impacto positivo no desenvolvimento econômico do país e é necessário estabelecer, imediatamente, um marco legal com critérios, competências e responsabilidades das comissões no país.
“Temos um grande desafio. Film Commission é algo em que não temos muito tempo a perder, pois já perdemos demais. Esperamos ter uma regulamentação aprovada até o fim do ano. Eu apresentei um projeto que visa dar o primeiro passo, mas que está completamente aberto a contribuições que venham tanto do governo federal quanto das produtoras e das entidades para que a gente possa construir um projeto em conjunto”.
A diretora da Motion Pictures Association Andressa Pappas, disse que o setor é estratégico no país, movimenta R$ 56 bilhões e gera 660 mil empregos. Ela afirmou que, em todo o mundo, Film Commission é sinônimo de “ferramenta propulsora” da indústria audiovisual, mas deve vir acompanhada de outros pilares e incentivos.
A secretária nacional de audiovisual Joelma Monteiro manifestou o apoio do Ministério da Cultura. “É muito importante termos uma Film Commission nacional operando e padronizando as Film Commissions, obviamente respeitando as peculiaridades e vocações locais”, disse.
Ascom Lid./PDT com Rádio Câmara