A pedido do deputado Sérgio Vidigal (PDT-ES), a Comissão de Educação da Câmara vai realizar uma audiência pública para discutir as invasões, sob o lema “ocupar e resistir”, de escolas públicas por estudantes secundaristas em vários estados brasileiros.
De acordo com Sérgio Vidigal, há uma estimativa de que mais de trezentos e oitenta escolas espalhadas pelos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Ceará, Paraná e Goiás estão ocupadas. “As causas dos protestos dos estudantes variam de Estado para Estado, indo de suspeitas de desvio, obstrução e mau uso de recursos públicos, até o apoio a agendas políticas nacionais e a greve de professores, passando, ainda, por recusa a escolhas gerenciais, tais como alternativas de privatização de escolas e reorganização de espaços e sistemas”, justificou.
Foram convidados para discutir o assunto o Secretário de Educação Básica do Ministério da Educação e Cultura (SEB/MEC), o Coordenador do Fórum Nacional de Educação (FNE), o Presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento Social (FNDE), o Presidente da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES) e o Presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED). A audiência pública ainda não tem data marcada.
Ascom Lid./PDT