A fim de dar reconhecimento público e simbólico à trajetória de um dos mais expressivos líderes políticos gaúchos, cuja atuação pública e institucional deixou marcas significativas no desenvolvimento do estado e na vida pública nacional, o deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS) apresentou à Câmara dos Deputados projeto de lei (PL 1834/25) que denomina “Rodovia Romildo Bolzan” o trecho da BR-101 compreendido entre o entroncamento com a BR-290, no município de Osório, e o ponto final da BR-101, no município de São José do Norte, no estado do Rio Grande do Sul.
Romildo Bolzan nasceu em 9 de abril de 1932, no então distrito de Restinga Seca, à época pertencente ao município de Cachoeira do Sul. Adotou como sua a cidade de Osório, onde iniciou sua carreira como professor, constituiu sua família e deu início à sua vida pública. Foi vereador e prefeito de Osório pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), nos anos 1950 e início da década de 1960. Posteriormente, elegeu-se deputado estadual por três mandatos, os dois primeiros pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e o terceiro pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), do qual foi fundador no processo de redemocratização.
Para o auto da proposta, trata-se de uma homenagem justa, legal e profundamente simbólica. “A BR-101, um dos principais eixos rodoviários do Brasil, cruza no seu trecho final uma terra à qual Romildo Bolzan dedicou a sua vida. Ao perpetuar seu nome nesse trajeto, o Congresso Nacional não apenas resgata a memória de um servidor público exemplar, mas também reforça o compromisso com a valorização daqueles que contribuíram, com dignidade e espírito republicano, para o desenvolvimento nacional”, afirma Pompeo de Mattos.
Acompanhe aqui a tramitação do projeto.
Ascom Lid. / PDT