O dia 24 de junho é a data sugerida pelo deputado Subtenente Gonzaga (PDT-MG) para homenagear, nacionalmente, o Policial e Bombeiro Militar brasileiro. A medida está prevista no Projeto de Lei 2062/15, que tramita na Câmara dos Deputados.
Segundo o deputado, o dia 24 de junho de 1997 é um marco para a categoria. Além disso, a escolha da data representa uma justa homenagem ao Cabo Valério, pelos 18 anos de sua morte. O Cabo foi vítima de disparo de arma fogo durante o movimento, que teve início em Minas Gerais, de policiais e bombeiros militares por melhores condições de trabalho. “Este movimento visto por muitos governadores daquela época como sendo de rebelião, de baderna, desrespeito, com a quebra da disciplina e hierarquia, ao final mostrou-se como sendo o grito dos Praças, Policiais e Bombeiros Militares do Brasil por melhores condições de trabalho, salarial, respeito e dignidade à pessoa humana,”asseverou.
O deputado salienta que com a morte do Cabo Valério, o governo reabriu as negociações e reconheceu a legitimidade do movimento, anistiando policiais militares e dando autonomia administrativa e financeira ao Corpo de Bombeiros. “Nenhum de nós teria condições de prever o que seria de nossa classe no Brasil, sem a morte do Cabo Valério. Esta é a razão de termos eleito o dia 24 de junho para homenagear todos os policiais militares e bombeiros militares, já que este dia é um divisor de águas entre o passado e o futuro destes profissionais”, justificou.
Ascom Lid./PDT