O deputado Afonso Motta (PDT-RS) foi eleito por unanimidade para comandar a bancada do partido na Câmara em 2024. O parlamentar já ocupou o espaço outras vezes como líder, vice e primeiro-vice.
Quanto às perspectivas para 2024, Afonso Motta afirmou sentir-se orgulhoso por poder liderar o partido no próximo ano legislativo. Ele foi primeiro vice-líder nos últimos três mandatos; presidente da Comissão de Trabalho e de Administração Púbica, atual Comissão de Trabalho; e tem atuação efetiva na Comissão de constituição e Justiça e de Cidadania da Casa. Reeleito pelo Rio Grande do Sul com mais de 70 mil votos, para esta legislatura, Afonso Antunes da Motta está no quarto mandato como deputado federal. Natural de Alegrete (RS), Motta é advogado e produtor rural. Atualmente, é vice-presidente estadual do PDT.
Foi secretário de governo no estado e trabalhou em diversas funções no Grupo RBS de Comunicação, sendo o idealizador do Canal Rural. Presidiu a Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (AGERT-RS).
Membro do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul, foi conselheiro da OAB e integrou as comissões de Ética e Disciplina, de Estudos dos Problemas da Terra e a Comissão Especial de Políticas Criminais e Segurança Pública.
Também integrou o Fórum Nacional da Agricultura.
O PDT – Partido Democrático Trabalhista surgiu em 17 de junho de 1979, em Lisboa, fruto do encontro dos trabalhistas no Brasil com os trabalhistas no exílio, liderados por Leonel Brizola.
Saiba mais