Por aclamação, o deputado Afonso Motta (RS) foi eleito pela bancada do partido para assumir a liderança do PDT na Câmara a partir de 2024. A escolha foi feita em reunião com a Executiva Nacional, em Brasília, nesta quarta-feira (29). Afonso assume a liderança no lugar do presidente nacional, em exercício, e atual líder, André Figueiredo (CE).
Ao agradecer a confiança depositada pelos companheiros de partido e pela direção nacional, Motta asseverou que a escolha é resultado do trabalho desempenhado na Câmara ao longo de quatro mandatos como deputado federal. O parlamentar já atuou como líder e vice-líder da bancada, presidente de Frente Parlamentar da Química, além de ter presidido a Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, e coordenado a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), uma das mais relevantes da Casa. “Vamos conduzir nossa bancada conforme nossos princípios, causas e compromissos com as pautas que impactam nosso País”, afirmou.
Biografia
Natural de Alegrete (RS), Afonso Motta é vice-presidente estadual do PDT no Rio Grande do Sul, e foi reeleito em 2022 com mais de 70 mil votos para o seu quarto mandato como deputado federal. Advogado e produtor rural, Motta foi secretário de governo no Estado e trabalhou em diversas funções no Grupo RBS de Comunicação, sendo o idealizador do Canal Rural. Presidiu a Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert-RS).
Membro do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul, Motta foi conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e integrou as comissões de Ética e Disciplina, de Estudos dos Problemas da Terra e a Comissão Especial de Políticas Criminais e Segurança Pública, e também integrou o Fórum Nacional da Agricultura.