O Senado vai analisar o Projeto de Lei 5372/19, do ex-deputado pelo PDT, Sergio Vidigal (ES), que institui a Semana Nacional de Prevenção aos Males Causados pelo Uso Precoce e de longa duração de Dispositivos Eletrônicos por Bebês e Crianças. Pelo texto, a conscientização deve ocorrer na primeira semana de novembro.
A proposta foi aprovada, nesta quinta-feira (23), na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, sob a relatoria do deputado pedetista Eduardo Bismarck (CE).
Ao apresentar o projeto, Sergio Vidigal citou o alerta da Sociedade Brasileira de Pediatria – SBP sobre o uso dos componentes eletrônicos entre crianças com idade inferior a dois anos, principalmente no horário das refeições ou de uma a duas horas antes de dormir.
“O uso precoce de longa duração de dispositivos eletrônicos pode comprometer a saúde da criança, gerando dificuldades da socialização, ansiedade, violência, sedentarismo, problemas visuais e posturais, lesões de esforço repetitivo (LER) e outros transtornos”, alertou.
O relator, Eduardo Bismarck, ponderou que o uso em excesso dos dispositivos e sem a supervisão de adultos causa males ao desenvolvimento cognitivo dos pequenos, como distúrbios mentais, fobia social, violência, atraso no desenvolvimento da fala e da linguagem, transtornos do sono entre outros.
Ascom Lid./PDT