A Câmara dos Deputados aprovou o relatório da deputada Flávia Morais (PDT-GO) ao Projeto de Lei 2364/21, que institui a campanha “Março Borgonha”, com o objetivo de realizar ações de prevenção e conscientização da população sobre a importância do diagnóstico precoce do mieloma múltiplo. A proposta será enviada ao Senado.
Segundo o texto, a campanha será repetida anualmente durante o mês de março, durante o qual, a critério das instâncias gestoras do Sistema Único de Saúde (SUS), serão realizadas campanhas de esclarecimento sobre os sintomas da enfermidade, seu prognóstico e tratamento.
As campanhas poderão ser definidas em cooperação com entidades civis, conselhos e associações profissionais e instituições de ensino.
Em seu parecer, Flávia Morais citou dados da Associação Brasileira de Linfomas e Leucemias (Abrale), segundo os quais o mal afeta 4 em cada 100 mil brasileiros, totalizando cerca de 7,6 mil novos casos por ano. “O projeto vai representar muito para os pacientes de mieloma”, afirmou.
O mieloma múltiplo é um tipo de câncer sanguíneo, assim como leucemia e linfoma.
Ascom Lid. / PDT com informações da Agência Câmara de Notícias