Nesta quarta-feira (2), o pedetista Eduardo Bismarck (CE) participou da segunda reunião virtual este ano do Grupo Parlamentar da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) sobre desenvolvimento da inteligência artificial. No terceiro painel do encontro, o parlamentar falou sobre projeto de sua autoria (PL 21/20) que institui o marco legal do desenvolvimento e uso da inteligência artificial no Brasil.
O deputado, que coordena a Frente Parlamentar da Inteligência Artificial, explicou que, “durante a elaboração do projeto de lei, a preocupação foi definir os fundamentos para o uso de inteligência artificial no país, garantindo sua evolução com inovação, livre iniciativa, igualdade e não discriminação”.
Em fevereiro, a OCDE realizou a primeira reunião sobre inteligência artificial. Esse segundo encontro teve como ojetivo o compartilhamento de experiências nos países convidados. “Essa troca de experiências resulta na evolução da IA em cada país presente nos encontros”, ressaltou Bismarck.
O pedetista acrescentou que, para finalizar o calendário anual sobre o assunto, convocou outros parlamentares brasileiros para acompanharem a atividade e se envolverem mais no desenvolvimento da tecnologia e inovação no Brasil. “Isso pode ajudar diversos setores, principalmente nesse cenário de pandemia”, ressaltou.
Este segundo evento contou com a participação de mais de 90 parlamentares de todo o mundo. Entre os convidados escolhidos como debatedores, além do Brasil, houve representantes do Egito, Itália, Alemanha, Espanha, França, Estônia, Chile e Portugal.