Está em análise na Câmara dos Deputados projeto de lei (PL 4661/24), de autoria do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), que inclui o nome Alberto Pasqualini no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. A proposta tem como objetivo reconhecer contribuições de Pasqualini ao pensamento político brasileiro e ao trabalhismo nacional.
Um dos maiores teóricos do trabalhismo brasileiro, professor e advogado, Alberto Pasqualini foi senador pelo Rio Grande do Sul e líder do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Sua trajetória política foi pautada pela luta em prol dos trabalhadores e da redução das desigualdades sociais. Sob sua influência, o trabalhismo brasileiro consolidou conquistas históricas, como a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o salário mínimo e a ampliação da previdência social.
Sua história como teórico foi marcada pela elaboração de conceitos que promoveram uma visão equilibrada entre justiça social e desenvolvimento econômico.
Para Pompeo de Mattos, inserir o nome de Alberto Pasqualini no Livro dos Heróis e Heroínas é um reconhecimento à contribuição do trabalhista para a construção de um Brasil mais justo e democrático. “Seu pensamento permanece atual e relevante, inspirando gerações de líderes e cidadãos comprometidos com a justiça social e o desenvolvimento humano”, justifica.
O Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, criado em 1992, fica localizado no Panteão da Pátria, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. O título de herói ou heroína da Pátria é concedido a personalidades que tiveram papel fundamental na defesa ou na construção do país.
Tramitação: O projeto será analisado nas comissões da Câmara dos Deputados.
Ascom Lid./PDT