Sob a presidência do pedetista Leônidas Cristino (CE) será instalada, na Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar da Engenharia, Infraestrutura e Desenvolvimento Nacional. O requerimento (2090/23) para o registro do colegiado foi apresentado à Casa na sexta-feira (23/06).
A Frente tem por finalidade a valorização dos engenheiros brasileiros como protagonistas do desenvolvimento; acompanhar assuntos de interesse nos Três Poderes; acompanhar processos de interesse da classe que tramitem no Congresso Nacional; promover eventos pertinentes ao grupo; e estimular a participação da sociedade civil nas discussões sobre o papel estratégico dos engenheiros na área de infraestrutura e desenvolvimento do País.
Leônidas Cristino é engenheiro civil e já presidiu o colegiado em 2019. À época, o deputado ressaltou que “é patente essa relação entre infraestrutura e desenvolvimento. Todo o conjunto de fatores e serviços que compõem a infraestrutura econômica tem reflexos diretos nos arranjos espaciais e nos sistemas de logística, motores determinantes no processo de desenvolvimento econômico. Por diversos fatores, temos essa estrutura estrangulada, o que promove gargalos para o crescimento do país”.
As frentes parlamentares são associações de deputados e senadores de vários partidos para debater determinado tema de interesse da sociedade.
Ascom Lid./PDT