A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou parecer do deputado Afonso Motta (PDT-RS) ao projeto de lei (PL 463/22), de autoria do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), que confere o título de Berço Nacional da Olivicultura à cidade de gaúcha de Caçapava do Sul.
O autor do projeto afirma que Caçapava do Sul tem papel importante na fruticultura de azeitonas, fazendo parte dos municípios incluídos na Rota das Oliveiras pela Lei Estadual (RS) nº 15.309, de 29 de agosto de 2019. “Além da produção de azeite, Caçapava do Sul conta com empreendimentos voltados para a hospedagem temática em meio aos olivais, destacando-se também como destino turístico”, destaca Pompeo de Mattos.
Para o relator da matéria, o município tem demonstrado pioneirismo e relevância na olivicultura gaúcha. “Festividades como a Festa do Azeite de Oliva atraem grande número de visitantes, impactando positivamente a economia local e a promoção da cultura regional. Sua designação como Berço Nacional da Olivicultura certamente atrairá mais turistas, gerando receita e reconhecimento”, assevera Afonso Motta.
O estado do Rio Grande do Sul é o maior produtor nacional de azeitonas, com cerca de 200 olivicultores cadastrados. A atividade atrai novos investimentos a cada ano já que a produção brasileira não atende nem 1% da demanda interna de consumo, o que torna o Brasil o segundo maior importador de azeite de oliva, atrás apenas dos Estados Unidos.
Acompanhe aqui a tramitação do projeto.
Ascom Lid. / PDT