A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (13), o Projeto de Lei PL 1489/24, da pedetista Duda Salabert (MG), que institui o 2 de abril como “Dia Nacional do Veganismo”.
Na data serão desenvolvidas atividades, como eventos educativos, formativos e culturais, para conscientizar sobre a prática e os benefícios desse estilo de vida e filosofia, que busca excluir a exploração animal em todas as suas formas, como na alimentação, no vestuário e em outros propósitos.
A data comemorativa estará presente em órgãos públicos, entidades privadas e a sociedade civil, que serão incentivados a organizar, entre outras ações, atividades que se alinhem aos objetivos da nova lei, incluindo palestras, workshops e seminários sobre o tema e suas vertentes.
“O veganismo é mais do que uma dieta, é uma postura ética frente às questões de direitos dos animais, sustentabilidade ambiental e saúde humana”, afirma Duda Salabert.
Tramitação: O projeto ainda vai ser analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, de forma conclusiva.
Ascom Lid./PDT