A Comissão de Trabalho, de Administração Pública e Serviço da Câmara aprovou, nesta quarta-feira (17/10), projeto (PL 9910/18), do deputado Deoclides Macedo (PDT-MA), que cria a Universidade Federal do Sul do Maranhão (UFMASUL) com sede no município de Imperatriz, no Maranhão.
A medida, relatada pelo também pedetista André Figueiredo (CE), foi aprovada na forma de um substitutivo, que autoriza Poder Executivo a criar a Universidade a partir do desmembramento da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
De acordo com a proposta, a UFMASUL vai aproveitar a infraestrutura física, administrativa e acadêmica de três campi já existentes – Imperatriz, Balsas e Grajaú. Além de ofertar cursos de nível superior, o novo campus tem como objetivo desenvolver pesquisas nas diversas áreas do conhecimento e promover a extensão universitária, caracterizados por sua inserção local e contribuição para o desenvolvimento socioeconômico da região.
Para Deoclides Macedo, o Maranhão, por ser o segundo estado em extensão territorial e o quarto em população do Nordeste, necessita de mais uma universidade federal de ensino. “ Como é notória a relação direta entre o desenvolvimento dos setores modernos da economia e a capacidade do ensino superior instalado, a UFMASUL pretende consolidar a educação superior nessa região do estado, formando profissionais que atuem principalmente nas áreas da Educação, Saúde, Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Exatas, da Terra e Engenharias, com a oferta de alternativa de ensino superior público, gratuito e de qualidade, condição essencial para o desenvolvimento regional”, declara
O Estado do Maranhão é o oitavo maior estado do país em extensão territorial, com 331.983,293 km², e o décimo estado mais populoso, com uma população estimada em 7.000.229 habitantes (IBGE, 2017). No entanto, é o penúltimo estado do país no ranking de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), com o índice de 0,639, e apresenta o menor rendimento nominal mensal domiciliar per capita, de R$ 575,00 (IBGE, 2010). “O sul do estado é composto por quarenta e nove municípios agrupados em três microrregiões e já conta com três campi universitários em Imperatriz, Balsas e Grajaú, polos de desenvolvimento com grande núcleo populacional e potencial econômico, o que justifica a criação da Universidade Federal do Maranhão do Sul”, finaliza.
Ascom Lid./PDT