Por inciativa do deputado Flávio Nogueira (PDT-PI) e outros parlamentares, a Comissão de Turismo da Câmara realiza na quarta-feira (22), audiência pública para discutir os preços praticados pelo transporte aéreo no Brasil; cobranças de marcação de assento; despacho de bagagens e possível prática de cartel e malha área do Nordeste.
De acordo com o pedetista, na região Nordeste há uma percepção de que os preços das tarifas aéreas são extraordinariamente elevados, e que essa impressão é compartilhada por empresários do setor turístico, agentes governamentais, pessoas físicas e jurídicas, pois, a cada viagem que se faz com origem ou destino no Nordeste, paga-se um valor bastante alto.
“Essa impressão, que muitos afirmam ser a realidade, é extremamente negativa para a região. Entre diversos motivos, afasta os turistas em potencial, que acabam por preferir outros destinos, principalmente em razão das elevadas tarifas do transporte aéreo”, destacou o parlamentar, complementando que não está se referindo somente às passagens adquiridas em cima da hora, uma vez que os preços costumam subir várias vezes.
Em um relatório da ANAC, é possível verificar os preços praticados para voos com destinos ao Nordeste. Nele, percebe-se que a Região é onde se percentual de tarifas é considerado muito barato, abaixo de R$ 100,00. É também a região que, no conjunto dos Estados avaliados, mais consistentemente convive com tarifas superiores a R$ 1.500.
“São indícios que precisam ser examinados. Muitas vezes o transporte aéreo já torna uma viagem, de Brasília a João Pessoa, ou a Teresina, mais cara que uma viagem internacional. Quando se aproxima a temporada de férias, então, a questão assume ares de verdadeira violência para com o turista e, consequentemente, para a Região.
Acesse aqui a lista de convidados para o debate.
Ascom Lid./PDT com assessoria do deputado.