A crise humanitária enfrentada pelos Yanonamis e Ye’kuanas será tema de uma audiência pública no próximo dia 27, às 13h, na Câmara dos Deputados. O debate, requerido (REQ 30/2024) pelo deputado deputado Dorinaldo Malafaia (PDT-AP), presidente da Subcomissão Especial Ações Governo Federal em Terras Yanomami (CPOVOS/SUBYANOM), e outros parlamentares, contará com a participação de representantes do Ministério de Direitos Humanos e da Cidadania e Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, com o objetivo de obter dados e informações acerca das políticas e ações necessárias para combater e buscar de soluções para a mitigação dessa crise de saúde. Confira a lista de convidados.
Desde a década de 1970, o território Yanomami sofre com as invasões de garimpeiros ilegais. Na década de 1980, o número de garimpeiros superou 40.000, que gerou fome e violência à população indígena. Ao longo dos anos, essa destruição aumentou, intensificando-se com a ampliação das áreas de garimpo e maior envolvimento do crime organizado. A falta de fiscalização e infraestrutura, somada à desassistência à saúde, agravou a situação, resultando em alta mortalidade infantil e desnutrição.
O atual governo, ao assumir a presidência, deu prioridade à questão e, em janeiro de 2023, o Ministério da Saúde declarou Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN). O governo federal tem combatido o garimpo ilegal e crimes relacionados com operações coordenadas pela Polícia Federal, IBAMA e outros órgãos, resultando em apreensões significativas e ações de combate.
Serviço:
Local: Anexo II, Plenário 12
Data: 27/08/2024
Horário: às 13h
Ascom Lid./PDT