Ao usar a Tribuna da Câmara nesta quarta-feira (15), o pedetista Dorinaldo Malafaia (AP), lamentou o descaso da bancada do Partido Liberal (PL) que, segundo ele, tenta obstruir a instalação de uma Comissão Externa para tratar sobre a calamidade da população Yanomami.
“Nós temos aqui diversos posicionamentos internacionais acerca dessa tragédia, e, lamentavelmente, este Plenário e esta Casa não estão tratando desse assunto com a devida seriedade. A ONU mesmo já tem apontado a emergência e a necessidade de atuar nesse sentido com relação a essa tragédia”.
O deputado mencionou o noticiário sobre iniciativas da gestão Bolsonaro que teriam levado à crise humanitária dos yanomami e ao eventual crime de genocídio. Para ele, ‘há o crime e há o cúmplice’, e as deputadas e os deputados não podem omitir os fatos. “Não temos dúvida, a omissão está clara”, denunciou o deputado.
Ainda de acordo com o parlamentar, a Casa precisa se abraçar a causa e fazer as devidas denúncias sobre o “genocídio”, sem anistiar o governo Bolsonaro. “É preciso que a nossa Câmara verifique as responsabilidades disso. Está óbvio, foi responsabilidade do Governo passado, do ex-Presidente Jair Bolsonaro”, finalizou. Ascom Lid./PDT