A deputada Duda Salabert (PDT-MG) enviou ao Ministério da Saúde um Requerimento de Informação (RIC) 3930/34 no qual pede esclarecimentos sobre o desabastecimento de vacinas contra a COVID-19 e a catapora, doença contagiosa causada pelo vírus Varicela-Zoster.
No documento, Duda questiona a pasta sobre a quantidade de doses de vacina adquirida contra a catapora e Covid-19 pelo Ministério da Saúde nos últimos 12 meses; quantas foram distribuídas para os Estados no mesmo período; e quanta doses dos imunizantes ainda há nos estoques do ministério.
A deputada quer saber ainda, o motivo da falta das vacinas em algumas regiões do país; planejamento da pasta (Saúde) para regularizar a situação; cronograma da reposição e medidas para evitar o desabastecimento das vacinas; monitoramento da cobertura vacinal; e quais empresas fornecem os imunizantes e se o Ministério da Saúde enfrenta dificuldades com os fornecedores.
Para Duda, o desabastecimento dos imunizantes em alguns estados é preocupante, uma vez que envolve vacinas contra doenças que possuem alta transmissibilidade. Ainda segundo ela, a falta de vacinas compromete a eficácia dos programas de imunização, atrasa os calendários vacinais e expõe milhões de brasileiros ao risco de contrair doenças evitáveis.
A parlamentar alega que a população necessita de informações para resgatar a confiança no sistema de saúde.
“As respostas do Ministério da Saúde serão fundamentais para evitar retrocessos nas campanhas de vacinação e assegurar que nenhum brasileiro seja privado de seu direito à imunização”, salienta Duda.
Ascom Lid./PDT