Em sessão solene realizada, nesta quarta-feira (08/09), em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a deputada Flávia Morais (PDT-GO) reforçou que apesar das vitórias alcançadas, as mulheres ainda são minoria nos parlamentos brasileiros.
Segundo a parlamentar, apesar de a população feminina ser de mais de cinquenta por cento, a participação da mulher na política é muito tímida e é preciso intensificar as ações para que haja uma “representação digna”.
Outro ponto, que a deputada classifica como desafio, é o combate à violência contra a mulher. De acordo com ela, hoje, morrem treze mulheres vítimas de violência por dia no Brasil, isso porque “cada vez mais elas se tornam independentes, avançam nas universidades e no mercado de trabalho. Este fator obriga a instituição de políticas de enfrentamento”, disse.
Para Flávia Morais, a Lei Maria da Penha trouxe avanços, mas é preciso estruturar a rede de atendimento à mulher agredida. Ainda de acordo com a parlamentar, além das penalidades, há a necessidade de trabalhar na conscientização da população para que “consiga conviver com a mulher moderna que quer ir e vir, trabalhar, ter o direito de fazer suas escolhas e ser feliz.
Ascom Lid./PDT