A deputada Flávia Morais (PDT-GO, especialistas e representantes da área da saúde discutem, nesta quinta-feira (23), na Comissão de Saúde, o tratamento do câncer de mama no Sistema Único de Saúde (SUS). A audiência será realizada no plenário 7, a partir das 9h30.
O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que serão registrados cerca de 74 mil casos de câncer de mama por ano até 2025. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente no País.
A efetividade do tratamento depende crucialmente do diagnóstico precoce e do imediato início da terapia. Por isso, “é crucial que as iniciativas de rastreamento sejam implementadas com eficácia, visando reduzir a mortalidade ao identificar os tumores em fases iniciais e, assim, aprimorar as chances de recuperação e cura”, afirma Flávia Morais.
A deputada quer ouvir gestores públicos, médicos e representantes de associações oncológicas para elaborar estratégias conjuntas, “considerando as implicações orçamentárias, os fatores técnicos e o cenário das políticas públicas direcionadas à oncologia”.
Ascom Lid./PDT com Agência Câmara de Notícias