Em pronunciamento na tribuna da Câmara, na tarde desta quinta-feira, 3, o coordenador da Bancada gaúcha no Congresso Nacional, deputado Giovani Cherini (PDT), pediu ao governador José Ivo Sartori que providencie o auxílio do Exército Brasileiro para conter a onda de violência instalada no Rio Grande do Sul.
O parlamentar afirmou que o Estado vive uma crise institucional por conta das medidas adotadas pelo governo, que, nos últimos dois meses, parcelou o salário dos seus servidores. Em consequência, os funcionários públicos, entre eles, professores, policiais civis e militares, anunciaram greve. “Estamos passando por um período de extrema dificuldade, principalmente por estarmos inseguros, sem polícia nas ruas”, disse Giovani Cherini.
Além de assaltos e roubos, estão ocorrendo diversos homicídios, principalmente na capital gaúcha e região metropolitana. Somente nas últimas horas, já foram contabilizados nove homicídios. O deputado defendeu a tomada de uma decisão com urgência, pois o momento de crise e de dificuldades para a população está deixando o estado com indícios de “guerra civil”.
Nesta semana, Giovani Cherini e os demais parlamentares da bancada federal se reuniram com o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, com intuito de buscar uma solução para as dívidas do Rio Grande do Sul. Neste encontro, ficou acertada nova audiência com a presença de José Ivo Sartori e do secretário estadual da Fazenda, Giovane Feltz. “Estamos tentando de todas as formas tirar o Rio Grande fundo do poço. Quem sabe, o acerto de contas seja a saída”, ponderou o deputado.
Ascom Lid/PDT com assessoria deputado