Iniciativa do deputado Leo Prates (PDT-BA) provoca a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, para provisionar vagas em concurso público de Analista Administrativo e Ambientas para o Estado da Bahia. A demanda está no Requerimento de Indicação – INC 7/25.
Segundo Leo Prates, a Superintendência do Ibama da Bahia abriga a Mata Atlântica, Cerrado e a Caatinga, além de possuis a maior costa marítima do Brasil. No entanto, diz o deputado, “a realidade apresentada é o reduzido número de servidores públicos que atuam nas unidades do Ibama na Bahia, que conta com apenas 91 servidores.
Para ele apesar da diversidade de biomas e ecossistemas, no último concurso público, a Bahia recebeu apenas cinco técnicos ambientais, quantidade igual a de outros estados de menor dimensão.
O Estado da Bahia compõe a região do MATOPIBA, que envolve os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, área com supressão do cerrado e caatinga e que exige maior fiscalização e proteção para reduzir o desmatamento.
De acordo com Prates, a provisão das vagas em concurso para compor e manter as unidades técnicas baianas é essencial, “de forma que o Instituto cumpra suas funções como Autarquia Federal”.
Ascom Lid./PDT