O deputado Leônidas Cristino (PDT-CE) tomou posse com suplente de deputado federal na sexta-feira (3). O parlamentar assume a vaga no lugar do também pedetista cearense, Idilvan Alencar, que assumiu a Secretária Municipal da Educação de Fortaleza.
Leônidas Cristino é engenheiro civil, natural de Coreaú (CE). Além de deputado federal, o parlamentar já ocupou vários cargos públicos no Ceará; comandou a prefeitura de Sobral, naquele estado e foi ministro-chefe da Secretaria Nacional de Portos, no governo Dilma Roussef (PT).
Na Câmara, integrou várias Comissões Permanentes e presidiu a Comissão de Trabalho. Além disso, participou da Comissão Especial sobre a Transição Energética e Produção de Hidrogênio Verde e da Comissão Externa sobre Obras Públicas Paralisadas e Inacabadas no País.
O deputado é autor do PL 771/22, que denomina o Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza, como “Antônio Carlos Belchior” (cantor cearense Belchior). A proposta foi transformada em lei (Lei 14.853/24).
Leônidas retoma os trabalhos na Câmara Federal com a mesma expectativa e em defesa da educação, da saúde e do trabalho do povo brasileiro e cearense.
Ascom Lid./PDT