A Câmara analisa um projeto (PL 7060/17), do deputado Damião Feliciano, que assegura a representação da diversidade étnica e de gênero brasileira nas peças publicitárias contratadas pelo poder público.
O autor da proposta explica que a apesar da diversidade étnica e de gênero ser marcante na realidade brasileira, “os grupos minoritários têm dificuldade de se verem representados nas peças publicitárias voltadas ao grande público”, mas salienta que “estereótipos, preconceitos e certa inércia dos meios e agências de comunicação desempenham relevante papel na construção das representações de raça e gênero na publicidade”.
Para o parlamentar, é papel do Estado servir a todos os cidadãos, garantindo que as minorias sejam respeitadas e exerçam sua cidadania de forma plena. “Nesse sentido, a publicidade oficial deve funcionar como espaço para garantir visibilidade a grupos étnicos e de gênero que de outro modo não se verão retratados nos meios de comunicação de grande alcance. A visibilidade para grupos minoritários é extremamente importante para a conformação de sua identidade e para sua autoestima”, assevera.
Ascom Lid./PDT