Sempre na luta para instituir leis que promovam melhorias à saúde da população, a deputada Flávia Morais (PDT-GO) apresentou parecer favorável ao Projeto de Lei 4592/20, que institui o Exame Móvel de Diabetes e Hipertensão para rastrear e identificar, na população brasileira, alterações relacionadas a essas doenças.
O relatório da deputada Flávia foi aprovado, na quinta-feira (15), na Comissão de Saúde da Câmara. “É importante destacar o cuidado do autor ao ressalvar que a Prática de Exame Móvel de Diabetes e Hipertensão contemplará prioritariamente os municípios brasileiros que tenham menores percentuais de realização de exames de detecção de diabetes e hipertensão”, diz a parlamentar.
Flávia Morais também é autora do Projeto de Lei 2687/22, que classifica o diabetes mellitus tipo 1 (autoimune) como deficiência para efeitos legais. Pelo texto, o Poder Executivo criará instrumentos para avaliação da deficiência. A proposta aguarda deliberação na Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência.
O DM1 é uma doença autoimune em que ocorre a destruição das células beta do pâncreas, responsáveis pela produção de insulina, hormônio necessário para controle da glicose no sangue. Com o diagnóstico, o paciente passa a depender do uso de insulina injetável por toda a vida, tendo que aplicar múltiplas injeções diárias.
“Trabalhamos para levar mais saúde, mais dignidade e tratamento de qualidade a quem convive com a doença. Inclusive, sou presidente da frente parlamentar para Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Diabetes, ” assinala a deputada.
Ascom Lid./PDT