A Coluna Prestes foi um movimento político militar brasileiro (tenentistas) que ocorreu entre 1924 e 1927, que teve início em São Luiz Gonzaga (RS). Como reconhecimento, o deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), apresentou o Projeto de Lei 4196/24, que intitula o município como Berço Nacional da Coluna Prestes.
O movimento foi motivado pela insatisfação com o governo de Artur Bernardes e o regime oligárquico da República Velha. O objetivo era lutar por mudanças, como a implementação do voto secreto, a defesa do ensino público, a obrigatoriedade do ensino secundário para todos, além de combater a miséria e a injustiça social no Brasil.
Pompeo de Mattos esclarece que, embora os militares tenham levantado o primeiro ponto do movimento em Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul, o historiador Amílcar Guidolim Vitor, doutor pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), afirma, na obra ‘Militares e Maragatos em Armas’, que a decisão de empreender a marcha foi em São Luiz Gonzaga, em 1924.
O deputado alega ainda que “Luiz Carlos Prestes, ao ser homenageado pela Câmara de Vereadores de São Luiz Gonzaga em 1984, deixou registrado seu reconhecimento da cidade como a Capital da Revolução de 1924, reforçando o valor histórico e simbólico de São Luiz Gonzaga para a Coluna Prestes”.
Tramitação: O projeto será distribuído para análise nas comissões
Ascom Lid./PDT