A Comissão de Cultura da Câmara aprovou, nesta terça-feira (26/06), relatório do deputado Chico D´Angelo (PDT-RJ), ao Projeto de Lei 8633/17, que denomina trecho da rodovia BR-101, no Estado do Rio de Janeiro, de “Rodovia Governador Leonel de Moura Brizola”.
Para o deputado, a proposta presta justa homenagem ao Herói da Pátria Leonel de Moura Brizola, que em 1958 foi eleito governador do Rio Grande do Sul. “Entre os feitos de sua passagem no governo gaúcho, citamos a criação da Caixa Econômica Estadual, da Aços Finos Piratini e da Companhia Riograndense de Telecomunicações, a aquisição do controle acionário do Banco do Rio Grande do Sul, e a construção de 5.902 escolas primárias, 278 escolas técnicas e 131 ginásios e escolas normais.
Ainda de acordo com Chico D´Angelo, Brizola foi expoente na defesa da democracia ao liderar a “Campanha da Legalidade”, movimento que tinha como objetivo garantir a posse de João Goulart como Presidente da República após a renúncia de Jânio Quadros, candidato da União Democrática Nacional (UDN) que iniciou seu mandato em 31 de janeiro de 1961.
Ascom Lid./PDT